sábado, 24 de fevereiro de 2007

Boston Celtics


Esse texto eu escrevi faz uma semana mais ou menos, e essa semana o Boston se tornou o pior time da temporada...então está na hora de publica-lo!

Esses dias eu estava assistindo a um jogo do Boston Celtics, quando o comentarista falou sobre a nova geração do time, com Al Jeferson, Raul Gómez, Gerald Green, Sebastian Telfair, liderados por Paul Pierce, esses novos talentos podem fazer o Boston reviver os velhos tempos.
Isso fez com que eu pensasse, realmente com uns anos a mais de experiência, esse time pode ser uma esquipe de primeira, quanto mais com os novos jogadores do draft, esssa solução pode ser esse ano, já que o pivô (posição que falta para o time dos Celtics) Greg Oden da universidade de Ohio, vai ser com certeza o primeiro colocado do draft. Como nesse ano não será diferente dos últimos o Boston será um dos piores da NBA, mas quem sabe esse ano não seria melhor ser o pior de todos, assim eles poderiam escolher a maior promessa desse ano. Com um bom pivô o Boston poderia finalmente se organizar em quadra e voltar a ser um time de qualidade.
Essa situação dos Celtics me lembram a que vivia o Chicago Bulls a uns anos atrás. Chegando a ser um dos últimos os Bulls tiveram a oportunidade de escolher dois jogadores na primeira rodada do Draft, eles escolheram os alas Ben Gordon e Luol Deng, que junto com o armador Kirk Hinrich, começaram a nova fase do time de Chicago. Hoje em dia, com a chegada do ala argentino Andrés Nocioni e a vinda do pivô Ben Wallace, os Bulls são um dos primeiros colocados da conferencia Leste.
A evolução que aconteceu com os Bulls também pode acontecer com o time de Boston, sendo ano que vem com a escolha de Greg Oden ou de qualquer outro no draft, ou daqui alguns anos, mas com essa nova geração os Celtics tem grande chance de se reerguer e se tornar uma equipe vencedora, com nas épocas áureas dos lendário Bill Russell e Larry Bird, épocas que fizeram com que a equipe se tornasse a maior vencedora de todos os tempos da NBA.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

LeBron James x Michael Jordan


Esses dias eu estava pensando sobre basquete, então veio a minha cabeça o assunto das comparações entre LeBron James e Michael Jordan. Lógico que é desumano você querer comparar uma eterna lenda e considerado o maior jogador de todos os tempos como Jordan com um rapaz que está no seu quarto ano de NBA. Porém LeBron vem mostrando que tem talento para quando parar de jogar entrar para o hall da fama do basquete mundial.
Depois desse breve pensamento, comecei a comparar não LeBron James e Michael Jordan, mas sim o Cleveland Cavaliers de hoje e o Chicago Bulls da era Jordan. E descobri que o que realmente falta para que James seja um campeão como Jordan é um Scottie Pipen, um Ron Harper, um Dennis Rodman, um Tony Kukoc. Temos que perceber que por trás da lenda Michael Jordan existe um time e tanto. Hoje o Cleveland tem uma equipe que tem um grande pivô como Zydrunas Ilgauskas, mas ele vem tendo várias lesões e jogando pouco tempo, abrindo vaga para o ala/pivô brasileiro Anderson Varejão, que quando necessário vem fazendo bons jogos. Também tem Drew Gooden que tem médias razoáveis por jogo e seria digamos assim o jogador substituto de Dennis Rodman. Os armadores da equipe do Cleveland são o experiente Larry Hughes e o novato Daniel Gibson, Hughes é o segundo jogador mais importante do time, e Gibson vem desenvolvendo um trabalho razoavelmente bom para um novato, mas sem a qualidade de um Ron Harper. O sexto homem do tive vem sendo o sérvio Sasha Pavlovic, com médias de um jogador titular nos últimos jogos.
Depois de todas essas comparações você pode perceber que nem LeBron James, tem toda a qualidade de Michael Jordan, nem seu time é tão bom quanto o Bulls da era Jordan. Agora vou falara algumas soluções que pensei para melhorar o time do Cleveland.
Larry Hughes quando jogava pelo Washington Wizards jogou boa parte do tempo como armador principal, o técnico Mike James poderia deslocar ele para ser o armador principal dos Cavaliers e aproveitar o talento de Sasha Pavlovic como titular da esquipe, jogando com, Larry Hughes, Sasha Pavlovic, LeBron James, Drew Gooden e Zydrunas Ilgauskas ou Anderson Varejão. Assim acho que a equipe ganharia mais força. A outra solução seria fazer uma troca e buscar um armador com mais qualidade para equipe, a troca as vezes poderia envolver o pivô Zydrunas Ilgauskas, já que ele não vem mais jogando o seu melhor basquete.Para finalizar, queria dizer que eu realmente acredito que LeBron James será o novo Michael Jordan, sendo campeão logo logo, até mesmo por que ano passado ele já levou os Cavaliers até os playoffs, e esse ano tem tudo para estar neles de novo e em uma posição melhor que do ano passado.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Los Angeles Centers


Centers para quem não sabe é como é chamada a posição de pivô na NBA.

Desde o inicio da franquia (não posso ter certeza absoluta até mesmo porque eu acho que em nenhum lugar eu acharia a escalação dos times campeões pelos Lakers), o Los Angeles Lakers(antigo Minneapolis Lakers) vem sendo um dos principais esquipes da NBA, segundo maior campeão tendo apenas menos títulos que o Boston Celtics.
Mas uma coisa que realmente me chama a atenção para os títulos dos Lakers é que eles só aconteceram quando a equipe tinha um grande pivô, lógico que por trás desse pivô existia uma equipe de muita qualidade, mas sempre teve um pivô lendário nas equipes campeãs.
Nos primeiros títulos ainda como Minneapolis, os Lakers tinham comandando seu garrafão o pivô George Mikan, que faleceu não faz muito tempo, George foi um dos primeiros pivôs que se impunham dentro de um garrafão, um pivô “cherifão”.
Depois de Mikan veio a era de outro lendário, Wilt Chamberlain, um jogador fenomenal que tem até hoje, junto com Michael Jordan, a maior média de pontos por jogo da história (31.1 ppj) e tem a maior marca de pontos em uma só partida (100 pontos, quando ainda jogava pela equipe de Philadenphia), Wilt jogava em um time que tinha Jerry West e Elgin Baylor, e foi campeã numa época dominada pelo Boston de Bill Russell.
O terceiro pivô lendário a jogar pelos Lakers foi Kareen Abdul-Jabar, Kareen é o jogador que mais marcou pontos na história da NBA, ele jogou muitos anos pelos Lakers, e foi campeão muitas vezes com a equipe que tinha Magic Johnson, Kareen e seus ganchos indefensáveis ajudaram muito os Lakers a serem campeões.
Depois de anos sem ganhar um titulo, vem para Los Angeles um dos maiores pivôs da história da NBA, considerado assim mesmo antes de se aposentar, Shaquille O’Neal. Shaq veio para a equipe californiana para tentar ser campeão coisa que não conseguiu na Floria com o Orlando Magic, depois de alguns anos sem conseguir o tão perseguido titulo Shaq e os Lakers finalmente ganham no ano 2000 o sonhado anel de campeão. Mas ambos, Shaq e os Lakers queriam mais e também foram campeões em 2001 e 2002.
Em 2003 depois de uma derrota para o Detroit Pistons nas finais, Shaq saiu do time de Los Angeles e voltou para a Florida, agora para o Miami Heat, desde então os Lakers não chegam nem perto do titulo, na temporada 2006 conseguiram chegar aos playoffs, mas não passaram da primeira fase, perdendo para o Phoenix Suns.
Hoje as esperanças dos torcedores, são que venha um grande pivô ou que a promessa Andrew Bynum, de apenas 19 anos, se torne um grande pivô, oportunidade ele tem já que é treinado pelo lendário Kareen Abdul-Jabar. De qualquer jeito a torcida terá que esperar um pouco mais.