quinta-feira, 1 de março de 2007

O Basquete brasileiro já foi bom


Esse é o titulo de uma comunidade do orkut, que eu tenho no meu perfil entre tantas outras de basquete. Eu como sou muito jovem não tive o prazer de ver a geração bi campeã mundial do mestre Wlamir Marques, nem mesmo vi o Oscar Schmidt jogar naquela seleção que ainda dava medo em seus adversários. Peguei só a fase ruim, que não vamos para as Olimpíadas e nem ganhamos títulos, fora o pan, que acho que só nós damos valor mesmo.
Hoje o Brasil tem jogadores se destacando nos melhores basquetes do mundo, na Europa, na NBA, mas nós temos que perceber que o real problema está aqui, onde nós temos uma divisão de clubes, um jogando o campeonato brasileiro da CBB e outro jogando a NLB(Nossa Liga de Basquete). Essas brigas internas que estão prejudicando o basquete brasileiro e gerando confusão até mesmo com quem está fora, como o caso do jogador Nenê Hilário, que tem problemas com o presidente da CBB.
Olhando todos os jogadores brasileiros que se destacam no exterior, não sei como a nossa seleção ficou em uma posição tão ruim no ultimo mundial. Um dos principais problemas nessa seleção, acho que foi a falta de liderança no grupo, como o melhor brasileiro na NBA, a responsabilidade de líder foi designada ao armador Leandrinho Barbosa, mas um jogador sozinho não poder ter todas as responsabilidades de uma equipe toda, se tudo desse certo e a seleção não tivesse nenhum problema, nós poderíamos estar novamente entre as melhores do mundo e dando medo aos adversários.
Pensem num time que tenha dois jogadores que se destacam na NBA, casos de Nenê e Leandrinho, o primeiro já provou ser um grande ala/pivô e o segundo é um dos maiores candidatos ao premio de sexto homem da NBA esse ano, dividindo a liderança da equipe, para dividir o garrafão com Nenê nós temos Anderson Varejão, que está encontrando seu espaço na NBA e também é um ótimo ala/pivô, já temos 3 jogadores de primeiro nível, que para mim é o número que devemos ter para uma equipe seja uma equipe de primeira também.
Como coadjuvantes teríamos os armadores Marcelinho Huertas e Alex Garcia, dependendo de que posição Leandrinho jogasse entraria um ou outro na equipe titular. Para jogar como ala, teríamos Guilherme Giovanonni e Marcelinho Machado(esse podendo jogar nas posições 2 e 3, o problema é sua altura), sem contar com o ala Marquinhos que não foi para o mundial porque estava treinando para entrar na NBA. Fora todos esses ainda teríamos os pivô Tiago Splitter e Murilo, os dois na minha opinião tem nível até para jogar na NBA, o armador Nezinho, outro com muita qualidade, eu o acho um pouco “afobado” com a bola, mas sua qualidade é grande. Nessa básica contagem, nós já temos 11 jogadores de grande qualidade para formar a seleção brasileira, faltando apenas um atleta para formar a equipe, agora vocês vem me dizer que o Brasil não tem um time para ser até mesmo campeão do mundo. Eu acho que tem, basta que eles realmente se tornarem um time e não só um grupo de bons jogadores. Seguindo aqui, a minha escalação, sem o ala Marquinhos:


Titulares: Nenê Hilário, Anderson Varejão, Marcelinho Machado, Leandrinho Barbosa e Marcelinho Huertas.


Reservas: Murilo, Tiago Splitter, Giovani Giovanonni, Alex Garcia e Nezinho.


Nenhum comentário: