sábado, 10 de março de 2007

Os mesmos talentos!


Antigamente principalmente na NBA, você podia ver jogadores com diferentes talentos e diferentes qualidades, já hoje em dia três a quatro jogadores de uma equipe tem o mesmo estilo de jogo. Vou explicar melhor com alguns exemplos.
O primeiro é que antigamente você tinha uma briga ferrenha no garrafão, com Dikembe Mutombo, Hakeen Olajuwon, Alonzo Morning, Shaquille O’Neal, Patrick Ewing, David Robinson entre outros pivôs que tinham em sua maioria mais de 2,13 de altura e eram fortes como um caminhão, passando por cima de tudo e de todos. Diferente de hoje, que a maioria dos pivôs tem 2,11 e não tem toda a massa muscular dos mais antigos, até mesmo o mais alto e famoso da atualidade o chinês Yao Ming, não é forte como os antigos e também não tem a capacidade de arrastar o adversário até poder enterrar na sua cara!
Outra coisa rara na NBA de hoje, são os armadores natos como antes, como John Stockton, Isiah Thomas, Oscar Robertson, Magic Johnson, que tem como médias de carreira aproximadamente 10 assistências por jogo. Poucos hoje têm essas médias, e a maioria que ainda tem, são os veteranos, como Steve Nash, Jason Kidd, Baron Davis. Mas um exemplo é Tony Parker, do San Antonio Spurs, um dos melhores armadores da atualidade, mas que tem médias de apenas 5,4 assistências por jogo, em sua carreira.
No basquete “moderno” os jogadores estão fazendo cada vez mais de tudo um pouco, você não tem mais dois jogadores onde um faz 10 assistências e outro pega 10 rebotes, você tem dois jogadores que pegam 5 rebotes e dão 5 assistências cada um. Na minha opinião isso deixa o jogo um pouco mais sem graça, pois era ótimo ver os duelos entre Hakeen Olajuwon e Patrick Ewing dentro do garrafão, ou ver quem dava mais assistências num jogo que tinha Magic Johnson contra Isiah Thomas. Esses desafios chamavam mais a atenção de torcedores e transformavam esses jogadores em grandes ídolos, hoje é a equipe em si que joga contra outra equipe, sem tantos desafios pessoais.
Não estou dizendo que daqui a um tempo não haverá mais ídolos na NBA, claro que eles sempre existirão, mas será diferente, sempre teremos um novo LeBron James, Carmelo Anthony para animar os jogos, mas até mesmo pelos dois citados, da pra perceber qual o estilo de jogo que dominará a NBA.
Mas se você compartilha da mesma opinião que eu sobre esse assunto, nós ainda temos uma esperança, entre os cinco melhor assistentes dessa temporada, fora os três que eu citei antes, estão dois jogadores de segundo ano, que são Deron Williams e Chris Paul, dois jovens e talentosos jogadores que tem a alma dos antigos armadores da liga. No caso dos pivôs a promessa Greg Oden, junto com novos ídolos como, Dwight Howard, Emeka Okafor podem fazer com que tenhamos uma boa lembrança dos tempos onde os pivôs realmente metiam medo!


Nenhum comentário: