sábado, 21 de julho de 2007

Seria o novo Dream Team?!


Hoje a seleção dos Estados Unidos está reunida treinando para o pré-olímpico, a lista de jogadores conta com 17 atletas, desses 5 serão cortados. A lista de jogadores é de dar inveja a qualquer seleção no mundo.

Armadores: Jason Kidd – NJN
Chauncey Billups – DET
Deron Williams – UTA
Kirk Hinrich – CHI
J.J. Redick – ORL

Ala/Armadores: Kobe Bryant – LAL
Michael Redd – MIL
Mike Miller – MEM

Alas: Carmelo Anthony – DEN
LeBron James – CLE
Shane Battier – HOU
Tayshaun Prince – DET
Kevin Durant – SEA

Ala/Pivôs: Chris Bosh – TOR
Dwight Howard – ORL

Pivôs: Amare Stoudemire – PHO
Tyson Chandler – NOH

Na minha opinião, se fosse o técnico, cortaria, J.J. Redick, Kirk Hinrich, Kevin Durant, Mike Miller, ai surgiria uma dúvida entre Shane Battier ou Michael Redd, pois Battier tem menos qualidade, porém é um bom jogador na defesa e Redd ficou muito tempo machucado na temporada passada. Mas só com Kidd e Billups revezando na armação, Kobe, Carmelo e LeBron na posição 2 e 3 e as vagas de 4 e 5 sendo de Stoudemire, Chandler, Howard e Bosh, a seleção americada deve levar o título desse pré-olímpico.

Se alguém duvida disso, tudo bem, eu também duvidaria depois de tantos fracassos seguidos, mas o diferencial dessa vez é que eles estão unidos desde já para levar a equipe e seu país à vitória.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vergonha!!


Dessa vez a vergonha maior foi minha!!

Eu apostei que LeBron conseguiria ganhar esse título, bom, para calar minha boca o Cavs conseguiu perder de 4x0 do San Antonio. Jordan deu uma entrevista antes da final falando que essas finais seriam como um vestibular para LeBron...acho que ele não passou.


Agora analizando os jogos, eu acho que muitos dos jogadores do Cavaliers se perdeu no meio do caminho e não chegou até o ginásio, Ilgauskas foi um deles, Larry Hughes também. Pavlovic foi esforçado, mas deixou um pouco a desejar, até mesmo porque ele teve que ocupar a vaga de segundo jogador do time, coisa demais para ele.


Mesmo com uma derrota tão feia, ainda assim podemos tirar alguns pontos positivos, como o novato Daniel Gibson, quando entrou jogou muito bem, só teve uma queda quando teve que exercer funções demais. Drew Gooden foi um dos poucos que deu gosto de ver jogar essas finais, mostrou garra do começo ao fim de cada jogo, com um qualidade que eu nunca tinha visto dele, ele mostrou o por que Varejão vai ser reserva por um bom tempo.


Depois de falar mal, chegou o momento de flaar bem de LeBron, em alguns jogos ele teve marcação tripla, e mesmo assim conseguiu jogar melhor que seus companheiros, isso é total mérito seu. Para ajudar James o Cavs precisa urgentemente de um pivo mais jovem e de qualidade e um armador de verdade, só assim eles irão ganhar um título.


No San Antonio não tivemos nenhuma surpresa, o trio Ginóbili, Parker, Duncan jogaram o melhor basquete possível, Parker foi imparavel e sem duvida alguma mereceu ser o MVP das finais. Com mais esse titulo (fora 2001, San Antonio ganhou em todos os anos impares dessa decada), os Spurs vem sendo os donos do século!


Agora depois desses dias de reclusão voltarei a escrever aqui...essa semana escreverei sobre o Draft.


Gostaria de mandar um abraço a todos os meus leitores e um pedido de desculpa!

sábado, 9 de junho de 2007

Round 1




Foi-se o primeiro jogo, dentro do esperado com uma vitória do San Antonio Spurs, mas não uma vitória fácil, pois se trata da final da NBA. Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili mais uma vez não decepcionaram e dominaram a partida. Já do outro lado LeBron James, com marcação tripla algumas vezes, teve uma aparição muito apagada.

Uma coisa que achei muito engraçada foi a propaganda de um patrocinador do jogo transmitido pela ESPN, o filme quarteto fantástico, nesse trexo eles usavam o quarteto fantástico, formado por jogadores dos dois times, eram eles Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginóbili e LeBron James. Agora vc pergunta o que tem de engraçado nisso, bom, são 3 jogadores de um time contra um só jogador do outro time. Ambos estão nas finais, a pergunta é quem vence nessa batalha de titans.

Na segunda partida que vai acontecer hoje, novamente em San Antonio, os dois times teram que melhorar muito. O Spurs por que até metade do jogo esteve muito próximo de perder, coisa que não pode acontecer dentro de casa, e o Cavaliers por que se quiser ser campeão tem que ganhar todas em casa e ainda quebrar um mando, coisa que pode acontecer amanhã, facilitando e muito a vida dos comandados do tecnico Mike Brown.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Errei, mas nem tanto...


Poxa, errei um dos finalistas, eu tinha dito que ia dar Utah Jazz x Cleveland Cavaliers. Foi meio loucura vendo os jogos da série eu pensei, mas fazer o que, a cagada já estava feita. O time de Utah praticamente não entrou em quadra nessa série, foi vergonhoso seu desempenho, salvo alguns momentos e dois jogadores. Deron Williams e Carlos Boozer fizeram todos que gostam do bom basquete encher os olhos, mostraram que são jogadores para se enquadrar entre os melhores da liga.


Já pelo lado do Spurs, nada foi tão surpreendente, Tony Parker provando que mesmo sem dar tantas assistências como deveria é um dos melhores armadores da liga, destruindo com jogos. Tim Duncan mostrando que mesmo tento um estilo de jogo que muitos acham chato, é um dos jogadores mais regulares e que sempre pode decidir algum jogo. Manu Ginóbili mostrou que não tem sangue nas veias, o argentino fez bolas decisivas no fim dos jogos.


No lado Leste, as coisas foram um pouco diferentes, muito parelhos, qualquer um dos dois times poderia quebrar o mando de quadra a qualquer momento. E mais uma vez LeBron James fez jogos de classe, no nivel de astros do hall da fama, e com um jogo de 48 pontos parecendo Michael Jordan. Graças a ele e alguns de seus coadjuvantes Cleveland disputará sua primeira final.


Amanhã acontecerá o primeiro jogo da final, San Antonio terá o mando de quadra. Quem gosta de basquete e mesmo quem não gosta deve ver esses jogos, pois serão jogos que prometem entrar para a história da NBA, com o mais novo sucesso da liga contra um time fechado e experiente.


E como ser um pouco louco não é o bastante, EU APOSTO QUE CLEVELAND CAVALIERS SERÁ CAMPEÃO. Ta certo que o coração conta um nesse momento, mas acho que o talendo de jogaderos como LeBron James pode ganhar um campeonato, e todo torcedor do basquete bonito também deve acreditar nisso...

sábado, 19 de maio de 2007

"Galvão, eu já sabia!!"


Ta serei breve nesse ponto, eu tenho que me achar um pouco, porque acertei todos os finalistas desse ano, mesmo com algumas séries muito acirradas. Agora eu vou falar da parte mais importante, como serão essas finais de conferência.Finalmente chegamos as finais de conferência, no máximo daqui duas semanas saberemos qual é o melhor time do lado Oeste e qual é o melhor do lado Leste. Mais uma vez, as equipes que chegam tão longe são as mais equilibradas.

No Oeste chegaram as duas equipes que realmente mereceram, mesmo as duas tendo momentos baixos na temporada regular, no fim elas se acertaram, conseguindo uma defesas e um ataque muito sólidos. O San Antonio Spurs com Manu Ginóbili fazendo uma incrivel série conta o Phoenix, marcando mais de vinte pontos em 3 dos seis jogos. O sempre regular Tim Duncan no comando e um dos melhores armadores da liga para ajudar, isso fora o ótimo banco de reservas.

No time do Utah Jazz, o time esteve por muito tempo com seu astro, Carlos Boozer, contundido, vindo numa queda de qualidade no fim da temporada regular, porém nos playoffs, Mehmet Okur e principalmente Andrei Kirilenko voltaram a jogar com todo seu talendo. Além de ter dois armadores extraordinários, Derek Fisher, já tri campeão da liga, e Deron Williams, um dos armadores da nova geração que tem mais talento.

Já no Leste, teremos o confronto do já conhecido e constante mente em playoffs, contra o mais maduro Cleveland Cavaliers. Detroit tem um time que se conhece muito bem, acho até que conseguiriam se achar em quadra com os olhos fechados, com seu ponto forte na defesa.

O time dos Cavaliers, que conta com um dos mais taletonsos jogadores da NBA, LeBron James. Mas mesmo sem ele, ainda tem um time de muita qualidade, com o veteranissimo Zydrunas Ilgauskas, o armador Larry Hughes que vem desenvolvendo um incrivel trabalho nos playoffs, junto com Drew Gooden, ala pivo da equipe que cresceu muito nos ultimos jogos. Sem contar o resto do time, que vem jogando muito bem.

Dessa vez ficou ainda mais dificil escolher quem vai ganhar, quem serão os campeões. No Oeste, se continuar jogando como fez na série contra o Golden State e nos ultimos jogos contra o Houston, coisa que eu acho provavel, com os 5 titulares jogando muito bem, o Utah Jazz será depois de vários anos o campeão da conferência e finalista da NBA. No Leste, é ainda mais dificil, acho que a equipe do Detroit muito sólida, porém na ultima série eles tiveram vacilos bobos que se não fosse a vantagem aberta nos primeiros jogos, poderia ter posto o campeonato em risco. Cleveland também cometeu erros assim, mas como eu acho que LeBron James é mais jogador que Chauncey Billups, podendo reerguer o time a qualquer hora, então eu aposto nos Cavaliers.

FINAL DA NBA DESSE ANO: UTAH JAZZ X CLEVELAND CAVALIERS

terça-feira, 15 de maio de 2007

RIDICULO!!!!


Player

Dirk Nowitzki, Dallas
Steve Nash, Phoenix
Kobe Bryant, L.A. Lakers
Tim Duncan, San Antonio
LeBron James, Cleveland
Tracy McGrady, Houston
Chris Bosh, Toronto
Gilbert Arenas, Washington
Kevin Garnett, Minnesota
Carlos Boozer, Utah
Chauncey Billups, Detroit
Dwyane Wade, Miami
Shaquille O’Neal, Miami
Amaré Stoudemire, Phoenix
Carmelo Anthony, Denver
Baron Davis, Golden State
Tony Parker, San Antonio



Logo acima esta a lista com a classificação do prêmio de MVP da temporada 2007. O título desse artigo diz bem o que eu achei sobre essa prêmiação, não concordo com a nomeação de Dirk Nowitzki como o melhor jogador da temporada. Lógico que ele joga muito bem e é um dos melhores jogadores da atualidadde, mas não foi o melhor, talvez esteja entre os 5 melhores.


Esse é o primeiro ponto, mas tem vários. Outro ponto é que eu acho que quem deveria receber esse prêmio é Kobe Bryant do Los Angeles Lakers, você pode me questionar que só falo isso por torcer para os Lakers, mas não é. Eu espero que ninguém queira me matar por falar isso, mas acho que nesses ultimos dois anos Kobe teve temporadas dignas de Michael Jordan, e que se ele tivesse um time um pouco melhor a sua volta ele seria campeão da temporada.


Um time melhor em sua volta é o motivo pelo qual não acho que Dirk mereça o prêmio, ele tem um jogador que foi all star esse ano, Josh Howard, fora o experiente armador Jason Terry . Steve Nash também tem um ótimo elenco para ajudalo, mas acho que esse ano ele mereceria mais o prêmio que no ano passado.


Agora um ponto que eu fiquei realmente de boca aberta, a NBA vem me dizer que Tim Duncan jogou melhor que LeBron James?! Acho que eles devem dar uma olhadinha nos vídeos dos jogos, LeBron James comanda o cleveland como se fosse o presidente do time, e com um talento impressionante para sua idade, agora Tim faz suas médias de 20 pontos por jogo, e ainda divide o comando com Tony Parker, e a NBA tem coragem de falar que ele é melhor ?!?!?!


Isso só pra falar dos primeiros colocados, para que isso aqui não fique tão longo, mas também teria a injustiça com Gilbert Arenas, que parece que a sua lesão apagou todo o resto da temporada brilhante que ele teve. Agora farei a minha lista de MVP, os 10 primeiros, se você não concordar, comente, sou democrático, diferente da NBA. Mas como a liga eu não vou mudar meu conceito.


Kobe Bryant, Los Angeles Lakers
LeBron James, Cleveland Cavaliers
Steve Nash, Phoenix Suns
Gilbert Arenas, Washington Wizards
Tracy McGrady, Houston
Dirk Nowitzki, Dallas Mavericks
Chris Bosh, Toronto
Tim Duncan, San Antonio
Carlos Boozer, Utah
Baron Davis, Golden State

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Detroit Pistons atropelando todo mundo!


Quem será capaz de parar o Detroit Pistons?! Pode estar surgindo um dos mais fortes candidatos ao titulo dessa temporada. O tipo de Detroit ja tem 7 vitórias em 7 jogos nesses playoffs, uma marca impressionante, até mesmo por seus adversários.


No primeiro roud dos playoffs os Pistons enfrentaram a equipe do Orlando Magic, oitava colocada da conferência Leste, nenhuma surpresa tão grande eles ganharem a série de zero, porque o time da flórida esetava muito fraco e muito mal preparado.


Porém, no segundo round o Detroit joga contra o Chicago Bulls, equipe que venceu o atual campeão da NBA, Miami Heat, na primeira fase dos playoffs por 4x0. E esse segundo roud já esta em 3x0 para Detroit, sendo que os Bulls já perderam um jogo em casa, e para se classificar teria que ganhar dois jogos na casa do Detroit. Uma tarefa quase impossivel!!


Quem será que vai conseguir parar os a experiênte equipe dos Pistons? Isso acontecerá nas finais da conferência Leste, cuja eles já estão a um passo ou só acontecerá na grande final da NBA??

Lógico...se isso acontecer...

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vida dificil...


Como deve ser chato jogar na NBA né?!

Você chega ao estádio com uma simples Ferrari como nosso amigo Mehmet Okur, está rodeado de fãs e pessoas que te adoram, varios massagistas e sei la quantos profissionais ao seu dispor. Depois de tantos cuidados você entra em quadra para jogar com os melhores jogadores do mundo, a torcida gritando seu nome, e se você jogar bem ainda tem uma comemoração extra. No fim você passa de novo pelos massagistas, para depois ir para sua mansão de milhões de dólares, lembrando você vai para casa de FERRARI!!!

Por que eu não nasci com esse talento e altura para chegar a NBA =(


Agora que já se passaram os dois primeiros jogos da segunda fase dos playoffs eu posso ter o prazer de falar...Eu estou acertanto!!!

No Leste Detroit e Cleveland ganharam os seus dois primeiros jogos, em casa é verdade, mas deram um grande passo para a classificação, se ganharem algum dos dois próximos jogos fora, eles já estarão praticamente classificados.

Já no Oeste, a série San Antonio Spurs x Phoenix Suns está empatada em 1x1, mas lembrando que os dois primeiros jogos foram em Phoenix, o Spurs agora esta em vantagem, com mando de quadra a seu favor.
Na série do Golden State Warriors x Utah Jazz, vem sendo muito disputada, nos dois primeiros jogos em Utah o Warriors deu muito trabalho, mas o Jazz se impôs e conseguiu as duas vitórias. Com grandes partidas da dupla Carlos Boozer e Deron Williams.
To conseguindo...falta pouco hehe!

sábado, 5 de maio de 2007

Somos 8, mas logo logo serão só 4!


Depois de apresentar a primeira rodada, e fazer alguns comentarios, agora eu quero fazer minhas apostas para a próxima rodada, quem sempre lê aqui já deve ter percebido que eu adoro fazer essas apostas...

Primeira série, Phoenix Suns x San Antonio Spurs - O Suns tem uma equipe muito bem montada, de "dar orgulho mesmo", porém é um time que ainda joga na velocidade, sempre no ataque, esse é um dos motivos pelos quais eu aposto que o Spurs irá passar para as finais da conferência Oeste. O Spurs é uma equipe que está tão ou até mais bem montada que o Suns, o time texano também é o time de melhor defesa da NBA esse ano, tem dois jogadores no time defensivo da liga (Tim Duncan e Bruce Bowen), assim sendo eu acho que a defesa do Spurs vencerá o ataque do Suns.

Segunda série, Utah Jazz x Golden State Warriors - A maior surpresa da primeira rodada, talvez não passe da segunda, é dificil apostar contra uma equipe que passou pelo Dallas do jeito que o Warriors fez, mas na minha opinião o Jazz é um time completo e na verdade encarou na primeira rodada um time até superior que o Dallas, o Houston do gigante Yao Ming. Sem ficar em cima do muro, eu acho que o Utah Jazz passa, com MUITA dificuldade, mas passa.

Terceira série, Detroit Pistons x Chicago Bulls - Nessa série eu dou certeza absoluta que o Detroit passa, sem querer desmerecer o Bulls, mas é o mesmo caso do Spurs, é um time muito bem montado, experiente com muito entrosamento, isso conta muito nos playoffs, e como o Chicago ainda é uma equipe jovem, eles devem ficar por aqui mesmo.

Quarta série, New Jersey Nets x Cleveland Cavaliers - O Nets tem dois dos melhores jogadores da NBA, Vince Carter e Jason Kidd, o Cavaliers tem um dos melhores, LeBron James. Mas nesse confronto na verdade o que mais vai contar são os coadjuvantes, ja escrevi sobre o Cleveland aqui, gosto muito dessa equipe, ela é bem organizada, tem o seu maestro e os musicos muito bem disciplinada, eu acho que isso irá superar toda a experiência e qualidade do time de New Jersey.

Se eu acertar tudo, o que será muito raro, as finais de conferência serão no Oeste, San Antonio Spurs x Utah Jazz e no Leste Cleveland Cavaliers x Detroit Pistons. Nesses dois confrontos teriamos dois que estão constantemente nas finais, San Antonio e Detroit contra dois times que não chegam a uma final a muito tempo Cleveland e Utah...Só posso desejar sorte para os 8 que ainda restam, e mais sorte para os 4 em quem eu esetou apostando.

Éramos 16...restaram 8...


A primeira rodada dos playoffs acabou, nessa peimeira rodada tivemos de tudo, o que já era esperado e algumas surpresas. O que não faltou foram momentos bonitos e emocionantes, típico dos playoffs.

As surpresas e vexames se misturam nessa situação, pois as duas maiores surpresas acarretaram nos maiores vexames desse ano, talvez um dos maiores vexames dos ultimos anos. Nesse ano o time de melhor campanha e o atual campeão, Dallas Mavericks e Miami Heat, respectivamente, foram os protagonistas, ambos os times já estão fora dessa temporada da NBA. O Dallas, perdeu de 4x1, na série contra o Golden State Warriors, uma equipe que se classificou na ultima rodada da temporada regular e que já estava sendo considerada fora dos playoffs, já que iria enfrentar o atual número um da NBA, não foi o que aconteceu, na verdade o Warriors deu uma aula de basquete para o Mavericks, espero q eles tenham aprendido pro ano que vem.

Já o Miami Heat, perdeu para o Chicago Bulls, não que o Bulls seja um time fraco, muito pelo contrario, porém o que surpreende é que a série doi de 4x0, o atual campeão não ganho se quer uma partida de playoffs. Chicago tem um time muito jovem, mas pode ser uma surpresa ainda maior esse ano, é esperar para ver. E finalmente Ben Wallace começou a jogar!!

O que não foi surpresa foram as vitórias do Cleveland Cavaliers, San Antonio Spurs, Phoenix Suns, Detroit Pistons. Essas equipes como já era esperado venceram com tranquilidade seus adversários. O fortissímo Detroit ganhou do fraquissímo Orlando, ainda em formação. O experiênte San Antonio venceu o estrelado Denver, que ainda precisa se achar em quadra, principalmente na defesa. O habilidoso Cleveland ganhou de um Washington que perdeu sua principal estrela e um jogardor tbm muito importante, Gilbert Arenas e Caron Butler. E o Phoenix um time muito bem montado venceu o Los Angeles Lakers, de um jogador só.

Agora o que gerou muita emoção nessa primeira rodada foram as séries entre New Jersey x Toronto e principalmente a série entre Utah x Houston. Na primeira foi preciso de 5 jogos para definição, mas vendo que o New Jersey se classificou mesmo tendo na temporada regular uma campanha nada regular, parece que o time finalmente se acertou. Já a série do Oeste foi realmente emocionante, única série que precisou dos 7 jogos para se definir, com uma quebra de mando de quadra do Utah no ultimo jogo, o Jazz depois de alguns anos passou para a segunda rodada de playoffs, com um time que também voltou a se acertar agora, o que é muito importante, para um time que pretende chegar ao título, coisa que realmente pode acontecer.

Resumindo, os 8 times que restaram tem qualidade para ser campeões, todos os 8 confrontos serão emocionantes e a não ser que tenha um time que se destaque demais, todas serão acirradissimos.

sábado, 28 de abril de 2007

Zebras ou Cavalos?


Os playoffs finalmente começaram, na primeira rodada já tivemos algumas surpresas, como a vitória do Golden State Warriors em cima do primeiro colocado da conferência Oeste, Dallas Mavericks; outra vitória que surpreendeu foi a do Denver Nuggets no San Antonio Spurs; também tivemos a vitória do New Jersey Nets contra a surpresa da temporada o Toronto Raptors. Porém o grande detalhe que torna essas vitórias realmente importantes foi que os times, que tinham pior colocação na temporada regular, conseguiram quebrar o mando de quadra, e assim ganhando uma certa vantagem.
Já na segunda rodada dos playoffs essas mesmas equipes que surpreenderam vencendo fora de casa voltaram "ao normal" e perderam a segunda partida, assim com a série empatada, mas ainda com vantagem dos piores colocados. Vendo essa situação a questão que logo vem a nossas cabeças é: será que essas equipes são zebras dos playoffs ou elas vão ser cavalos paraguaios e só ganharão a primeira rodada e algum jogo em casa?
Agora, como isso é um blog, eu vou falar sobre a minha opinião. Das três equipes que eu citei, acho que o Golden State será só um cavalo paraguaio, eles tem uma ótima equipe, que estará ainda melhor preparada para a temporada que vem, mas para esse ano eles não conseguirão passar por toda a experiência do Dallas (que eu também acho que não vai muito longe nos playoffs).
A equipe do brasileiro Nenê pode ser sim uma zebra para essa temporada, não vou esconder que antes dos playoffs eu estava apostando no time do veterano Tim Duncan, pois pareciam ter uma consistência maior, mas nos últimos jogos o San Antonio não demonstrou nada demais, além de parecer meio perdido, muito em cima do trio Duncan, Parker e Ginóbili. Contra isso o Denver tem Allen Iverson e Carmelo Anthony que estão fazendo médias de quase 60 pontos por jogo, o próprio Nenê que vem sendo o terceiro cestinha do time e ainda o jogador que é o melhor jogador defensivo da temporada, Marcus Camby.
O New Jersey Nets já não seria uma zebra, pois sempre foi uma equipe muito forte, que só ficou com uma posição ruim na temporada regular porque Richard Jefferson ficou um bom tempo contundido, desde a volta de Jefferson o Nets vem desempenhando um trabalho de time para chagar no mínimo entre os quatro melhores do leste, se duvidar eles podem ir até mais longe.

sábado, 14 de abril de 2007

Aqui não é Las Vegas mas as apostas continuam...

Continuando com minhas apostas, as de ontem foram da conferência Leste, hoje serão as do Oeste. São três equipes muito fortes também, de qualquer jeito a briga será muito boa.
Como primeiro candidato do Oeste eu não podia deixar de fora o time que vem dando show na NBA, com a melhor campanha de toda a liga o Dallas Mavericks tem um potencial incrível. Com o astro Dirk Nowitzki em sua melhor fase da carreira, sendo um dos melhores jogadores da NBA (segundo melhor na minha opinião, só atrás de Kobe Bryant), o Dallas também tem um elenco fantástico. O Ala All Star, Josh Howard vem se destacando e colocando seu nome entre os melhores da liga, sendo o segundo homem da equipe, além dele o armador Jason Terry vem dando ritmo a equipe e balanceando o time. Um dos pontos fracos do Dallas de uns anos atrás que era a falta de pivôs agora já não é tão sério, a equipe pode não ter nenhum pivô esplendido, porém tem dois razoáveis, Erick Dampier e DeSagana Diop. Fora isso ainda tem o que vem sendo o sexto homem da equipe Jerry Stackhouse.
Meu segundo candidato no Oeste é o vizinho do Dallas, o Houston Rockets. Apesar de ser quinto na conferência, o Rockets tem um elenco muito bom, trabalhando sempre na defesa, eles só tomam 91,3 pontos por jogo. Com o astro Tracy McGrady jogando muito bem e comandando o time, tendo médias de 24 pontos e 6 assistências por jogo e o gigante chinês Yao Ming, imparável muitas vezes por seus adversário, e marcando outros 24 pontos por jogo, a dupla já soma praticamente 50 pontos por jogo. Agora o que impreciona são os jogadores que seriam coadjuvantes na equipe, o veterano Juwan Howard, o armador habilidoso Rafer Alston, o membro da seleção americana Shane Battier, o segundonista especialista em bolas de três Luther Head entre outros. Com esse elenco bem montado e já muito entrosado o Houston Rockets é um fortíssimo candidato.
E por último, mas que na verdade estava em número um na minha lista é o Utah Jazz, mesmo com um desequilíbrio agora no final da temporada regular, acho que eles irão se arrumar para os playoffs. Com o trio Mehmet Okur, Carlos Boozer e Deron Williams, o Jazz forma na minha opinião uma equipe quase perfeita. Dois pivôs vltos e imponentes ( Okur e Boozer), um armador que realmente da assistências (Deron Williams), um jogador voltado para a defesa (Andrei Kirilenko) e ainda um veterano armador para balancear o jogo (Derek Fisher), eles tem um elenco muito forte, fora os reservas que também tem muita qualidade. Se o Utah Jazz se acertar e voltar a ser a equipe que quase não perdia no começo da temporada, eles têm grandes chances na minha opinião.
Uma grande curiosidade é que Houston Rockets e Utah Jazz se enfrentarão logo na primeira rodada dos playoffs, então é bom ficar de olho, quem passar terá com certeza enormes chances de ser campeão.
Agora é só ficar ligado e esperando os playoffs, torcer para seu time de coração, e no fim da temporada ver um desses 6 times levantar a taça de campeão 2007.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Que rufem os tambores, porque o campeão esta chegando


Que rufem os tambores, pois hoje eu serei profeta e direi seis times, e um deles com certeza será o campeão desta temporada. Estou afirmando isso COM CERTEZA. Serão 3 candidatos de cada conferência.
Começando pelo Leste, também vou começar pelo atual campeão. Sim, Miami Heat tem grande chance de ser Bi-Campeão esse ano, apesar de ter uma campanha que não convence muito e estando só na quarta posição da conferência, mas o Miami tem uma carta na manga, o armador Dwyane Wade que está contundido e deve voltar a tempo de jogar os playoffs, por mais que Wade tenha que voltar a velha forma física, ele é um craque indiscutivelmente e como tal ganhará esse ritmo de jogo rápido, e mesmo sem ritmo ele já é uma arma decisiva para o time da Flórida, que vem sendo comandado pelo pivô Shaquille O’Neal. Mesmo só com Shaq no comando o time vem fazendo uma campanha que não é de se encher os olhos, mas já é melhor que muito time com um esquadrão de craques.
O próximo candidato da conferência Leste é o Detroit Pistons, um time muito equilibrado e que está junto já há bastante tempo, isso dá a eles o beneficio do entrosamento, muito importante para qualquer equipe, ainda mais em momentos decisivos, comandado pela dupla Chauncey Billups e Rip Hamilton e com coadjuvantes que seriam titulares em qualquer equipe, Rasheed Wallace, Chris Webber e Tayshaun Prince. Por seu equilíbrio, maturidade e entrosamento que os Pistons estão nessa lista.
Por último, mas não menos favorito no Leste, vem o Cleveland Cavaliers, o time de LeBron James está jogando muito bem, achou um equilíbrio melhor e não está só dependendo de um só jogador. O pivô Zydrunas Ilgauskas voltou a jogar muito bem e está com médias de 11,8 pontos e 7 rebotes por jogo. Larry Hughes também vem colaborando miuto com sua experiência, peça muito importante para esse equilíbrio da equipe de Ohio. Fora isso, o craque do time, LeBron James vem tendo atuações de gala, e mostrando o por que ele já é comparado com Michael Jordan.
Amanhã eu posto os 3 candidatos da conferência Oeste. Espero que vocês estejam concordando com minhas apostas...mas se não estão, então faça suas apostas aqui.


segunda-feira, 9 de abril de 2007

Hermano Herrmann


Depois de falar tão bem de um brasileiro no último texto, terei a triste missão de elogiar um argentino, brincadeira, tenho até uma certa felicidade de elogiar ele, pois é mais um latino americano se dando bem e abrindo as portas da NBA.
O argentino Walter Herrmann, do Charlotte Bobcats, vem dando outro show na NBA, depois de passar quase a temporada inteira contundido, ele voltou no finalzinho para mostrar que podia concorrer a melhor novato do ano, não fosse o tempo perdido. Com médias de 7,8 pontos, 2,5 rebotes e 0,5 assistências por jogo na temporada. Mas não se engane, desde que voltou de verdade, ele vem jogando muito bem, fazendo a média dos últimos 10 jogos, ele tem na verdade 18,1 pontos, 5,9 rebotes e 1,7 assistências, por isso que falo, com essas médias ele teria enormes chances de ser escolhido melhor novato, talvez não ganhasse, porque o argentino iria concorrer com o americano Brandon Roy, mas teria capacidade enorme para isso.
Se continuar assim ou até melhorando, coisa mais provável pois ele deve evoluir com a experiência que vai ganhar com o tempo, Walter Herrmann deverá se tornar o melhor argentino na liga, e olha que ele irá competir com os já consagrados Manu Ginóbilo e Andréas Nocioni. É, o esquadrão argentino está crescendo, a vantagem é que o esquadrão brasileiro é mais jovem que o argentino, hehe.

sábado, 7 de abril de 2007

Novo talento exportado.


Deixando a NBA um pouco de lado, mas ainda nos EUA, eu quero comentar uma coisa que deve dar orgulho a nós brasileiros. Depois de não ter muita oportunidade no New Orleans Hornets Marcus Vinicius, o Marquinhos, foi deslocado para a NBA Devenlopment League, liga conjunta a NBA para onde vão os jogadores que ainda precisam de certa experiência para chegar a NBA.
Marquinhos está jogando no Tulsa 66ers, time que tem ligações com o Hornets na NBA, ele já jogou 13 jogos na D-league, sendo 6 como titular. Ele vem tendo o que na minha opinião são médias incríveis, 16,8 pontos, 6,69 rebotes, 2,24 assistências e 1,23 roubada de bola por jogo.
Isso é bom certo...certo, porém pode ficar ainda melhor. Nos últimos três jogos do Tulsa 66ers Marquinhos marcou 33 pontos contra o Fort Worth Flyers dia 30 de março, 27 pontos contra o mesmo Flyers um dia depois e agora no último jogo ele marcou 28 pontos contra o Dakota Wizards dia 1º de abril, isso da uma média de 29, 33 pontos por jogo.
Por isso é que eu digo que Marquinhos deve se igualar a Nenê, Leandrinho e Varejão entre os orgulhos brasileiros, e com certeza agora com a nova chance na NBA, ele vai jogar melhor, em se primeiro jogo de volta aos Hornets ele marcou 3 pontos, foi um arremesso da linha dos três, fora esse ele só deu mais um arremesso e errou. Isso em 17:49 minutos em quadra, ele também pegou 3 rebotes, deu uma assistência e roubou uma bola. Já é uma melhoria para o brasileiro.
E sem querer cutucar, mas será que Rafael ‘Baby’ Araújo não deveria ir pelo mesmo caminho???


quinta-feira, 5 de abril de 2007

Nenê Hilario: Orgulho Brasileiro


Hoje eu quero falar de um cara que deve ser considerado um orgulho brasileiro, Nenê Hilário. Depois de uma temporada inteira parado por causa de uma grave contusão no joelho, essa ano Nenê voltou com todo o gás para ajudar o Denver Nuggets a chegar aos playoffs, quem sabe até chegar ao título.
Com médias na temporada de 11,9 pontos por jogo, 6,9 rebotes e 1 toco, Nenê já seria um dos melhores alas/pivô da liga, porém nesses números contam jogos de quando Nenê ainda estava voltando de contusão e ficava pouquíssimo tempo em quadra. Mas se contarmos só os jogos como titular Nenê teria uma média de 15,11 pontos por jogo.
Além disso, Nenê vem sendo o terceiro melhor jogador do Nuggets, atrás somente dos astros Carmelo Anthony e Allen Iverson, e à frente do veterano Marcus Camby. A força do joelho voltou e o craque brasileiro vem aproveitando muito bem isso, uma das provas disso é que nos últimos tempos, Nenê sempre figura entre as 10 melhores jogadas da ESPN, é verdade que sempre lá no final, mas as enterradas que ele está dando tem potência para dar medo em muito pivô por aí.
Mais “fraco” porém mais ágil e habilidoso esse é Nenê Hilário versão 2007, parece estar dando muito certo, quando mais depois de uma temporada inteira se recuperando. Agora com o apoio da torcida, que Nenê conquistou com seu carisma e talento (eu, por exemplo, sou fã de carteirinha do jogador brasileiro), deve conquistar de vez seu espaço na equipe e na NBA, mesmo com a volta de Kenyon Martin ano que vem, vamos torcer para isso, pois é mais um tupiniquim levando o nome do Brasil lá pra cima.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Apostas


Bom, em primeiro lugar eu quero pedir desculpa a todos que entram aqui, procurando textos novos e a mais de uma semana não encontram, isso tem acontecido porque eu tenho tido problemas com o meu computador em casa, estou usando um na minha faculdade para escrever. Também quero pedir desculpa pro meu parceiro Tiago, um dia depois que a gente determino que eu ia postar dia sim, dia não no blog, acabou acontecendo isso.
Mas vamos ao que interessa, por sugestão do próprio Tiago, eu vou falar sobre minhas apostas para os melhores da temporada 2007! Começando pelo melhor jogador de defesa. Na minha opinião, quem apesar de ter sofrido muitas contusões, mas vem jogando muito bem na defesa, tendo médias de 11,6 rebotes e 2,79 tocos por jogo é o pivô do Charlotte Bobcats, Emeka Okafor. Ele vem crescendo muito na NBA, e com a ma temporada dos maiores defensores dos últimos anos, Ben Wallace e Ron Artest, Emeka é o grande destaque.
Para melhor sexto homem, eu não podia deixar de votar no brasileiro Leandro Barbosa, não só por patriotismo, mas o rapaz ta jogando muito mesmo, seu maior concorrente ao prêmio, Ben Gordon do Chicago Bulls, tem jogado tão bem ou até melhor, mas Leandrinho vem dando show na equipe do Phoenix, muitas vezes sendo o cestinha do time mesmo vindo do banco.
Já no jogador que teve maior evolução nessa temporada, eu vou votar no Kevin Martin do Sacramento Kings, com médias de 20,5 pontos, 4,3 rebotes e 2,1 assistências, Kevin vem sendo o cestinha do time californiano mesmo tendo como companheiros, Mike Bibby, Ron Artest e Brad Miller. Detalhe, ele praticamente dobrou sua médias de pontos por jogo da temporada passada.
O melhor técnico da temporada, como de costume será o do time de melhor campanha, mas esse ano é realmente merecido, pois Avery Johnson do Dallas esta fazendo um trabalho fantástico, a equipe texana tem 60 vitórias e 11 derrotas, com chances de chegar a incrível marca de 71 vitórias esse ano!

Para melhor novato eu escolho o armador do Portland, Brandon Roy, mesmo com algumas contusões, quando em quadra ele foi um jogador muito regular, tendo a melhor média de pontos entre os novatos com 16,2 pontos e 4,4 rebotes, fora suas 4 assistências, por tudo isso acho ele o melhor novato do ano.
Agora vamos para o ponto crítico das minhas escolhas. Como eu já disse, sou torcedor fanático dos Lakers, mas juro que não é por isso...Mas Kobe Bryant merece ser o MVP desta temporada, esse ano Kobe se tornou, finalmente, o líder dos Lakers, ele já era o melhor jogador, mas ainda não tinha incorporado todo o espírito de liderança que ele precisava, porém isso mudou esse ano. Além de tudo Kobe teve aquela incrível seqüência marcando mais de 50 pontos em quatro jogos seguidos, então eu digo para ele...MVP! MVP! MVP!

sexta-feira, 23 de março de 2007

Minhas Teorias Loucas!!


Hoje vou falar de duas teorias que eu tenho sobre a NBA, pode parecer coisa de louco, mas elas geralmente acontecem, claro que com algumas exceções. Ta também parece que eu não faço nada da vida pra ter tempo de ver essas coisas, bom isso é verdade, com algumas exceções.
A minha primeira teoria é de que o segundo colocado no draft nunca da muito certo na NBA, prestem bem a atenção, no ano em que LeBron James foi draftado em primeiro lugar, o segundo colocado foi Darko Milicic, nas suas primeiras temporadas no Detroit Pistons, ele jogou muito mal, só foi melhorar quando trocou o time de Detroit pelo Orlando Magic. Só para lembrar, nesse mesmo ano foram draftados Carmelo Anthony, Dwyane Wade, Chris Bosh entre outros, que hoje são os grandes astros de suas equipes. Mas você quer exemplo melhor, o ano de 1988 foi sombrio para o Portland Trail Blazers, para falar a verdade, não sei em que colocação eles terminaram o ano, mas foi sombrio por que eles foram à segunda equipe do draft. Naquele ano o primeiro escolhido foi Hakeen Olajuwon, tudo bem, ele foi um dos melhores pivôs existentes, em segundo o Portland escolheu Sam Bowie, que nunca passou de um jogador mediano. O problema é que nesse ano, o terceiro colocado foi nada mais, nada menos que o rei Michael Jordan! E para piorar isso, o quinto colocado foi sir. Charles Barkley, dois jogadores que fazem parte do Hall da Fama do basquete mundial. Esse ano mesmo, o segundo colocado foi Tyrus Thomas, que não vem jogando muito bem, pelo menos nem perto do que está jogando Adam Morrison, o terceiro do draft, e Brendon Roy que foi o quinto.
A outra teoria que eu tenho na NBA é que um time sem um bom pivô, que se imponha no jogo, não é campeão. Podem ver, eles podem até chegar longe, mas não são campeões. O pivô que agüenta e da muita força para os times em momentos decisivos e de muita pressão. Um exemplo foi ano passado, quando a equipe do Dallas Mavericks, como nos anos anteriores, fez uma campanha excepcional, mas na decisão com o Miami Heat de Shaquille O’Neal, não agüentaram a pressão. Nos últimos anos se você for ver, times sem pivô não ganharam, vamos ver nesse século. Primeiro vem o Lakers de Shaquille O’Neal, depois o San Antonio Spurs, que teve em certos títulos David Robinson, mas sempre teve o grandalhão Tim Duncan, teve também o Detroit Pistons da dupla de Wallaces e agora por ultimo Shaquille O’Neal volta à cena com o Miami Heat. Ta agora você vai dizer, mas o Chicago Bulls do Jordan, não tinha um bom pivô, então eu poderia responder, mas eles tinham o JORDAN! Porém te darei uma resposta melhor, eles tinham Dennis Rodman, que dominava o garrafão!
Certas ou erradas essas minhas teorias existem, então é bom prevenir, nunca queira ficar em segundo no draft e providencie um bom e grande pivô para o seu time!


*na foto: Shaquille O'Neal, Darko Milicic, Tyrus Thomas e Ben Wallace.

terça-feira, 20 de março de 2007

Kobe Bryant = MVP


Bom, pra quem não sabe, eu sou um torcedor fanático dos Los Angeles Lakers, porem eu nunca gostei do Kobe Bryant, mesmo ele sendo o último grande ídolo do meu time de coração.
Nunca gostei dele por vários motivos, eu achava ele um jogador muito individualista, que só pensava em fazer pontos para si, para autopromoção e não para que o time vencesse, eu também achava que ele era muito “metido”, querendo fazer com que o time jogasse em função dele, uma coisa errada e um dos motivos para que o Lakers não tenham chegado muito longe nos últimos anos no campeonato.
E esse ano contra tudo que ele fez até agora, Kobe se tornou um verdadeiro líder na equipe californiana, sendo um dos mais experientes numa equipe muito jovem, com muitos talentos ainda em desenvolvimento, como Andrew Bynum, Luke Walton, Brian Cook, Ronny Turiaf, Jordan Farmar, entre outros, Kobe vem tentanto, junto com outro jogador mais experiente, Lamar Odom, encaminhar esses jovens para o caminho da vitória.
Tendo no currículo três campeonatos da NBA, Bryant sabe muito bem esse caminho e se tornando o líder que se tornou, sendo tão importante fora como dentro de quadra, ele pode levar os Lakers, talvez não ao título, mas a uma posição melhor que a dos anos anteriores, quem sabe chegando até a uma final de conferência.
Por toda essa evolução a partir desse ano comecei a gostar do Kobe Bryant e a respeitá-lo ainda mais como um futuro membro do Hall da Fama do basquete, e por todos esses motivos acho também que ele merece ganhar esse ano o título de MVP da temporada regular. Na verdade já achava ele merecedor no ano passado, mas esse ano ele selou de vez e com méritos que deve ser considerado o melhor jogador do ano e um dos melhores da liga nos últimos anos, isso é uma certeza!
Eu escrevi esse texto já faz algumas semanas, bom, só para complementar, nos dois últimos jogos dos Lakers, Kobe fez, 65 pontos em um deles e 50 no outro. Assim sendo só posso falar uma coisa...MVP! MVP!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Andre Iguodala


Hoje vou escrever sobre esse jogador que vem se destacando no time do Philadelphia 76ers, desde a saída do astro Allen Iverson, Iguodala vem sendo o líder dos 76ers na temporada.
Não que eu duvidasse dele, mas Iguodala sempre ficava à sobra de Iverson, só agora ele pode realmente mostrar como ele joga mesmo, até mesmo com jogadores mais veteranos que ele no time, ele vem desempenhando muito bem a função não só de líder, mas também a função de astro do time da Philadelphia. Iguodala sempre foi o showman da equipe, com suas enterradas acrobáticas, agora ele mostrou que é tão acrobático como LeBron James, mas também pode ser tão bom quanto LeBron. Não que eu esteja fazendo uma comparação de talentos, por que acho isso injusto, já que na minha opinião, LeBron está entre os 5 melhores da NBA atual. Mas em utilidade para suas equipes, os dois estão iguais.
Outro lado positivo na mudança de comando na equipe dos 76ers, foi a melhor distribuição de bolas, agora vários jogadores fazem mais pontos do que faziam antes, até mesmo pela vinda do armador André Miller, que distribui muito bem as bolas. Agora os 76ers estão até ganhando mais jogos do que na era Iverson.
Resumindo, eu fico feliz com esse crescimento profissional de Iguodala, por que sempre o admirei como jogador, também fico feliz pois aparece mais um astro para bater de frente com os atuais, como o próprio LeBron James já citado, Carmelo Anthony, Dwyane Wade, etc...

sábado, 10 de março de 2007

Os mesmos talentos!


Antigamente principalmente na NBA, você podia ver jogadores com diferentes talentos e diferentes qualidades, já hoje em dia três a quatro jogadores de uma equipe tem o mesmo estilo de jogo. Vou explicar melhor com alguns exemplos.
O primeiro é que antigamente você tinha uma briga ferrenha no garrafão, com Dikembe Mutombo, Hakeen Olajuwon, Alonzo Morning, Shaquille O’Neal, Patrick Ewing, David Robinson entre outros pivôs que tinham em sua maioria mais de 2,13 de altura e eram fortes como um caminhão, passando por cima de tudo e de todos. Diferente de hoje, que a maioria dos pivôs tem 2,11 e não tem toda a massa muscular dos mais antigos, até mesmo o mais alto e famoso da atualidade o chinês Yao Ming, não é forte como os antigos e também não tem a capacidade de arrastar o adversário até poder enterrar na sua cara!
Outra coisa rara na NBA de hoje, são os armadores natos como antes, como John Stockton, Isiah Thomas, Oscar Robertson, Magic Johnson, que tem como médias de carreira aproximadamente 10 assistências por jogo. Poucos hoje têm essas médias, e a maioria que ainda tem, são os veteranos, como Steve Nash, Jason Kidd, Baron Davis. Mas um exemplo é Tony Parker, do San Antonio Spurs, um dos melhores armadores da atualidade, mas que tem médias de apenas 5,4 assistências por jogo, em sua carreira.
No basquete “moderno” os jogadores estão fazendo cada vez mais de tudo um pouco, você não tem mais dois jogadores onde um faz 10 assistências e outro pega 10 rebotes, você tem dois jogadores que pegam 5 rebotes e dão 5 assistências cada um. Na minha opinião isso deixa o jogo um pouco mais sem graça, pois era ótimo ver os duelos entre Hakeen Olajuwon e Patrick Ewing dentro do garrafão, ou ver quem dava mais assistências num jogo que tinha Magic Johnson contra Isiah Thomas. Esses desafios chamavam mais a atenção de torcedores e transformavam esses jogadores em grandes ídolos, hoje é a equipe em si que joga contra outra equipe, sem tantos desafios pessoais.
Não estou dizendo que daqui a um tempo não haverá mais ídolos na NBA, claro que eles sempre existirão, mas será diferente, sempre teremos um novo LeBron James, Carmelo Anthony para animar os jogos, mas até mesmo pelos dois citados, da pra perceber qual o estilo de jogo que dominará a NBA.
Mas se você compartilha da mesma opinião que eu sobre esse assunto, nós ainda temos uma esperança, entre os cinco melhor assistentes dessa temporada, fora os três que eu citei antes, estão dois jogadores de segundo ano, que são Deron Williams e Chris Paul, dois jovens e talentosos jogadores que tem a alma dos antigos armadores da liga. No caso dos pivôs a promessa Greg Oden, junto com novos ídolos como, Dwight Howard, Emeka Okafor podem fazer com que tenhamos uma boa lembrança dos tempos onde os pivôs realmente metiam medo!


domingo, 4 de março de 2007

Denver Nuggets


Essa é a equipe que eu aposto que será campeã da temporada 2008 da NBA, não eu não errei é de 2008 mesmo, para a temporada 2007 já não da mais tempos, porém para a próxima temporada essa será a equipe mais forte, com certeza.
Eu digo isso, pois eles terão o melhor elenco da NBA e com as férias e pré-temporada para criar um entrosamento entre as estrelas do time, se isso acontecer, ninguém segura o Denver ano que vem, lógico, se não acontecerem tantas lesões como esse ano.
Agora imagine comigo, uma equipe que tem como titular, Allen Iverson, J.R. Smith, Carmelo Anthony, Kenyon Martin e Marcus Camby, tendo no banco de reservas ainda o brasileiro Nenê, S. Blake entre outros. Com esse elenco o Denver é meu grande candidato ao título do ano que vem, como eu já disse, não os considero fortes candidatos para esse ano pela falta de entrosamento da equipe, mas com o tempo eles se entrosarão e serão uma equipe quase imbatível!
Você pode estar se perguntando por que eu coloquei o brasileiro Nenê na reserva, bom por ele ter menos tempo de NBA e por que quando Kenyon Martin estava bem ele que era o titular, porém também acredito na evolução do brasileiro que nessa temporada, mesmo voltando de uma grave lesão no joelho, ele tem jogado muito bem, tanto quando vinha do banco, quanto agora que vem jogando como titular. Nenê vem sendo o terceiro cestinha do time nos últimos jogos, somente atrás das estrelas Allen Iverson e Carmelo Anthony.
Hoje ainda é muito cedo para se fazer as apostas, por enquanto o Denver é minha única aposta para 2008, no começo da próxima temporada, depois das trocas e do draft eu posso fazer algumas apostas. Mas que já fique na memória, o Denver é a primeira delas!

quinta-feira, 1 de março de 2007

O Basquete brasileiro já foi bom


Esse é o titulo de uma comunidade do orkut, que eu tenho no meu perfil entre tantas outras de basquete. Eu como sou muito jovem não tive o prazer de ver a geração bi campeã mundial do mestre Wlamir Marques, nem mesmo vi o Oscar Schmidt jogar naquela seleção que ainda dava medo em seus adversários. Peguei só a fase ruim, que não vamos para as Olimpíadas e nem ganhamos títulos, fora o pan, que acho que só nós damos valor mesmo.
Hoje o Brasil tem jogadores se destacando nos melhores basquetes do mundo, na Europa, na NBA, mas nós temos que perceber que o real problema está aqui, onde nós temos uma divisão de clubes, um jogando o campeonato brasileiro da CBB e outro jogando a NLB(Nossa Liga de Basquete). Essas brigas internas que estão prejudicando o basquete brasileiro e gerando confusão até mesmo com quem está fora, como o caso do jogador Nenê Hilário, que tem problemas com o presidente da CBB.
Olhando todos os jogadores brasileiros que se destacam no exterior, não sei como a nossa seleção ficou em uma posição tão ruim no ultimo mundial. Um dos principais problemas nessa seleção, acho que foi a falta de liderança no grupo, como o melhor brasileiro na NBA, a responsabilidade de líder foi designada ao armador Leandrinho Barbosa, mas um jogador sozinho não poder ter todas as responsabilidades de uma equipe toda, se tudo desse certo e a seleção não tivesse nenhum problema, nós poderíamos estar novamente entre as melhores do mundo e dando medo aos adversários.
Pensem num time que tenha dois jogadores que se destacam na NBA, casos de Nenê e Leandrinho, o primeiro já provou ser um grande ala/pivô e o segundo é um dos maiores candidatos ao premio de sexto homem da NBA esse ano, dividindo a liderança da equipe, para dividir o garrafão com Nenê nós temos Anderson Varejão, que está encontrando seu espaço na NBA e também é um ótimo ala/pivô, já temos 3 jogadores de primeiro nível, que para mim é o número que devemos ter para uma equipe seja uma equipe de primeira também.
Como coadjuvantes teríamos os armadores Marcelinho Huertas e Alex Garcia, dependendo de que posição Leandrinho jogasse entraria um ou outro na equipe titular. Para jogar como ala, teríamos Guilherme Giovanonni e Marcelinho Machado(esse podendo jogar nas posições 2 e 3, o problema é sua altura), sem contar com o ala Marquinhos que não foi para o mundial porque estava treinando para entrar na NBA. Fora todos esses ainda teríamos os pivô Tiago Splitter e Murilo, os dois na minha opinião tem nível até para jogar na NBA, o armador Nezinho, outro com muita qualidade, eu o acho um pouco “afobado” com a bola, mas sua qualidade é grande. Nessa básica contagem, nós já temos 11 jogadores de grande qualidade para formar a seleção brasileira, faltando apenas um atleta para formar a equipe, agora vocês vem me dizer que o Brasil não tem um time para ser até mesmo campeão do mundo. Eu acho que tem, basta que eles realmente se tornarem um time e não só um grupo de bons jogadores. Seguindo aqui, a minha escalação, sem o ala Marquinhos:


Titulares: Nenê Hilário, Anderson Varejão, Marcelinho Machado, Leandrinho Barbosa e Marcelinho Huertas.


Reservas: Murilo, Tiago Splitter, Giovani Giovanonni, Alex Garcia e Nezinho.


sábado, 24 de fevereiro de 2007

Boston Celtics


Esse texto eu escrevi faz uma semana mais ou menos, e essa semana o Boston se tornou o pior time da temporada...então está na hora de publica-lo!

Esses dias eu estava assistindo a um jogo do Boston Celtics, quando o comentarista falou sobre a nova geração do time, com Al Jeferson, Raul Gómez, Gerald Green, Sebastian Telfair, liderados por Paul Pierce, esses novos talentos podem fazer o Boston reviver os velhos tempos.
Isso fez com que eu pensasse, realmente com uns anos a mais de experiência, esse time pode ser uma esquipe de primeira, quanto mais com os novos jogadores do draft, esssa solução pode ser esse ano, já que o pivô (posição que falta para o time dos Celtics) Greg Oden da universidade de Ohio, vai ser com certeza o primeiro colocado do draft. Como nesse ano não será diferente dos últimos o Boston será um dos piores da NBA, mas quem sabe esse ano não seria melhor ser o pior de todos, assim eles poderiam escolher a maior promessa desse ano. Com um bom pivô o Boston poderia finalmente se organizar em quadra e voltar a ser um time de qualidade.
Essa situação dos Celtics me lembram a que vivia o Chicago Bulls a uns anos atrás. Chegando a ser um dos últimos os Bulls tiveram a oportunidade de escolher dois jogadores na primeira rodada do Draft, eles escolheram os alas Ben Gordon e Luol Deng, que junto com o armador Kirk Hinrich, começaram a nova fase do time de Chicago. Hoje em dia, com a chegada do ala argentino Andrés Nocioni e a vinda do pivô Ben Wallace, os Bulls são um dos primeiros colocados da conferencia Leste.
A evolução que aconteceu com os Bulls também pode acontecer com o time de Boston, sendo ano que vem com a escolha de Greg Oden ou de qualquer outro no draft, ou daqui alguns anos, mas com essa nova geração os Celtics tem grande chance de se reerguer e se tornar uma equipe vencedora, com nas épocas áureas dos lendário Bill Russell e Larry Bird, épocas que fizeram com que a equipe se tornasse a maior vencedora de todos os tempos da NBA.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

LeBron James x Michael Jordan


Esses dias eu estava pensando sobre basquete, então veio a minha cabeça o assunto das comparações entre LeBron James e Michael Jordan. Lógico que é desumano você querer comparar uma eterna lenda e considerado o maior jogador de todos os tempos como Jordan com um rapaz que está no seu quarto ano de NBA. Porém LeBron vem mostrando que tem talento para quando parar de jogar entrar para o hall da fama do basquete mundial.
Depois desse breve pensamento, comecei a comparar não LeBron James e Michael Jordan, mas sim o Cleveland Cavaliers de hoje e o Chicago Bulls da era Jordan. E descobri que o que realmente falta para que James seja um campeão como Jordan é um Scottie Pipen, um Ron Harper, um Dennis Rodman, um Tony Kukoc. Temos que perceber que por trás da lenda Michael Jordan existe um time e tanto. Hoje o Cleveland tem uma equipe que tem um grande pivô como Zydrunas Ilgauskas, mas ele vem tendo várias lesões e jogando pouco tempo, abrindo vaga para o ala/pivô brasileiro Anderson Varejão, que quando necessário vem fazendo bons jogos. Também tem Drew Gooden que tem médias razoáveis por jogo e seria digamos assim o jogador substituto de Dennis Rodman. Os armadores da equipe do Cleveland são o experiente Larry Hughes e o novato Daniel Gibson, Hughes é o segundo jogador mais importante do time, e Gibson vem desenvolvendo um trabalho razoavelmente bom para um novato, mas sem a qualidade de um Ron Harper. O sexto homem do tive vem sendo o sérvio Sasha Pavlovic, com médias de um jogador titular nos últimos jogos.
Depois de todas essas comparações você pode perceber que nem LeBron James, tem toda a qualidade de Michael Jordan, nem seu time é tão bom quanto o Bulls da era Jordan. Agora vou falara algumas soluções que pensei para melhorar o time do Cleveland.
Larry Hughes quando jogava pelo Washington Wizards jogou boa parte do tempo como armador principal, o técnico Mike James poderia deslocar ele para ser o armador principal dos Cavaliers e aproveitar o talento de Sasha Pavlovic como titular da esquipe, jogando com, Larry Hughes, Sasha Pavlovic, LeBron James, Drew Gooden e Zydrunas Ilgauskas ou Anderson Varejão. Assim acho que a equipe ganharia mais força. A outra solução seria fazer uma troca e buscar um armador com mais qualidade para equipe, a troca as vezes poderia envolver o pivô Zydrunas Ilgauskas, já que ele não vem mais jogando o seu melhor basquete.Para finalizar, queria dizer que eu realmente acredito que LeBron James será o novo Michael Jordan, sendo campeão logo logo, até mesmo por que ano passado ele já levou os Cavaliers até os playoffs, e esse ano tem tudo para estar neles de novo e em uma posição melhor que do ano passado.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Los Angeles Centers


Centers para quem não sabe é como é chamada a posição de pivô na NBA.

Desde o inicio da franquia (não posso ter certeza absoluta até mesmo porque eu acho que em nenhum lugar eu acharia a escalação dos times campeões pelos Lakers), o Los Angeles Lakers(antigo Minneapolis Lakers) vem sendo um dos principais esquipes da NBA, segundo maior campeão tendo apenas menos títulos que o Boston Celtics.
Mas uma coisa que realmente me chama a atenção para os títulos dos Lakers é que eles só aconteceram quando a equipe tinha um grande pivô, lógico que por trás desse pivô existia uma equipe de muita qualidade, mas sempre teve um pivô lendário nas equipes campeãs.
Nos primeiros títulos ainda como Minneapolis, os Lakers tinham comandando seu garrafão o pivô George Mikan, que faleceu não faz muito tempo, George foi um dos primeiros pivôs que se impunham dentro de um garrafão, um pivô “cherifão”.
Depois de Mikan veio a era de outro lendário, Wilt Chamberlain, um jogador fenomenal que tem até hoje, junto com Michael Jordan, a maior média de pontos por jogo da história (31.1 ppj) e tem a maior marca de pontos em uma só partida (100 pontos, quando ainda jogava pela equipe de Philadenphia), Wilt jogava em um time que tinha Jerry West e Elgin Baylor, e foi campeã numa época dominada pelo Boston de Bill Russell.
O terceiro pivô lendário a jogar pelos Lakers foi Kareen Abdul-Jabar, Kareen é o jogador que mais marcou pontos na história da NBA, ele jogou muitos anos pelos Lakers, e foi campeão muitas vezes com a equipe que tinha Magic Johnson, Kareen e seus ganchos indefensáveis ajudaram muito os Lakers a serem campeões.
Depois de anos sem ganhar um titulo, vem para Los Angeles um dos maiores pivôs da história da NBA, considerado assim mesmo antes de se aposentar, Shaquille O’Neal. Shaq veio para a equipe californiana para tentar ser campeão coisa que não conseguiu na Floria com o Orlando Magic, depois de alguns anos sem conseguir o tão perseguido titulo Shaq e os Lakers finalmente ganham no ano 2000 o sonhado anel de campeão. Mas ambos, Shaq e os Lakers queriam mais e também foram campeões em 2001 e 2002.
Em 2003 depois de uma derrota para o Detroit Pistons nas finais, Shaq saiu do time de Los Angeles e voltou para a Florida, agora para o Miami Heat, desde então os Lakers não chegam nem perto do titulo, na temporada 2006 conseguiram chegar aos playoffs, mas não passaram da primeira fase, perdendo para o Phoenix Suns.
Hoje as esperanças dos torcedores, são que venha um grande pivô ou que a promessa Andrew Bynum, de apenas 19 anos, se torne um grande pivô, oportunidade ele tem já que é treinado pelo lendário Kareen Abdul-Jabar. De qualquer jeito a torcida terá que esperar um pouco mais.